quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sem medo de envelhecer!

Sem medo de envelhecer!
*Emiele*

Sabe?Aquela rosa que me destes um dia como lembrança do seu carinho por mim, ainda guardava na memória, seu perfume, cor, e o beijo prolongado que me destes ao me entregá-la, meu amor! Reparei-a hoje em meus guardados: Pálida, disforme e desidratada.
Queria voltar a vê-la como naquele dia...Mas a memória não é capaz de retratá-la bela e irretocável como foi guardada.Que pesar!Os anos passaram... Meus olhos anuviaram... Ela baila na minha retina como indefinido vulto, mas sei que representava nosso terno amor oculto...

É tão efêmera a vida das coisas e pessoas.Parece que foi ontem.Tudo passa tão depressa!Voa!Envelhecemos corpo e mente, de repente. Porém nossa emoção é a última a dar sinais... Buscamos com insistência lembranças de tudo que alegrou nosso viver no emaranhado de um passsado, feito de tantos ais...E ainda emocionados nos iludimos capazes de reviver o que foi nosso desejo e querer.Mas que triste sorte! Envelhecemos nas feições...Rosto e corpo marcado, enrugados...Lá se vai definhando nosso elegante porte!
Em nossos olhos há cegueira progressiva. Em nosso olfato há insensibilidade. Nossos ouvidos perdem a audição.Em nosso cérebro a memória falha. Envelhecemos e de quase tudo esquecemos. Mas de todo não envelhecemos Nosso coração ainda palpita. Sente solidão, saudade. Excita... E acelerado pulsa se tocado pela vaidade... Queremos ainda elogios e atenção. Resta a fortaleza da emoção que a cada dia mais forte vai ficando e, por vezes, por ela vencidos, somos derrubados...
Ficamos deprimidos e angoniados com os fantasmas que rodeiam nossos dias, roubando os sonhos e fantasias.
Penso que devíamos ao envelhecer antes de mais nada perder a memória da emoção. Esquecer antigas histórias e começarmos a gravar vivências atuais. Com certeza, seremos mais felizes sem esta conexão e paixão.
Deve ser bom conectar-se na velhice pra valer!
É uma tolice ficar remoendo o passado e dizer:Ah, um dia eu fui...Eu tive...Eu vi...Aconteceu assim...
Ora, continuar lá atrás no tempo nos leva a colher coisas ao vento e não assumir o que já somos. Que temos. Que vamos. Que vemos. Que é assim.
Não assumir a velhice é uma sandice. E viver sem sonhos e esperanças, a velhice-velha de verdade alcança e chega-se logo ao fim da trajetória.

Temos de aceitar que é assim.Aceitar o envelhecer é dar trégua para que o que há de vida em nós devagar vá se apagando...E neste lento envelhecimento, devemos reciclar o que está morrendo.Fazer nascer um velho-novo.Trazer no peito e coração frágeis conexões com o passado, e na velhice ficar bem plugado! Seremos deste jeito, apenas um idoso.Alguém que já vai indo...vai indo...a cada amanhecer...E envelheceremos pra velhice rindo,
encarando alegremente o que tem de ser.O que é. E que será. Um feliz e ajustado envelhecer!

Penso que o idoso se agarra ao seu passado porque com o presente não pode se alegrar. E atormentado por dores e temores, voltar no tempo o ilude e faz acreditar que a vida corre mais devagar. Bom, há quem viva se iludindo até morrer
e faz disto sua opção de bem viver.


Belo Horizonte - 30 de julho de 2004 - 004 horas.
Direitos autorais preservado pela ética que deve permear todo meio de divulgação e publicação.
Dedicado a todo idoso de espírito jovial.
Quando alguém amigo aniversaria, sempre cumprimento assim:
Que mantenha no corpo a saúde, e no espirito, a alegria da eterna juventude!

* * * * *

Hoje, data supra, meu muso português viajou em excursão pra Alemanha.
Em 25/08, meu irmão Hélio sofreu aneurisma abdominal e foi operado.
Estava em coma induzido. Dia 02, faleceu.
Em 04/09 meu pc pifou... A placa-mãe queimou.

Putzz...Hoje já é dia 27 de setembro, Dia do Idoso!
O tempo voou... Olha eu plugada no passado!
Ah, mas se pouca coisa tem mudado em mim, penso que ainda não envelheci
e não tenho de seguir minha receita de bem-viver acima.Mas tô indo...Tô indo..
.Não quero caminhar para uma velhice-velha.Vou me reciclar!
Quero ser apenas idosa ajustada e feliz.
Que Deus me ouça e os anjos digam em coro: Amém!!
Pense nisto você também.